Capadócia
A Capadócia é uma região riquíssima em história e muito turística, localizada no centro da Turquia, há uns 700km de Istambul.
O mais encantador nessa região é sua formação geológica, com destaque para as chamadas “chaminés de fada”.
Cidades subterrâneas, igrejas, lojas e casas escavadas nas rochas, tapeçaria, cerâmicas, restaurantes com luminárias lindíssimas, tapetes e mesas convencionais e outras no chão, carne cozida em potes de barro e os balões, são algumas das coisas que você verá na Capadócia.
Tivemos a oportunidade de nos hospedar em um hotel caverna e digo, com certeza, que foi uma experiência que nunca esqueceremos e que recomendo totalmente!
Na Capadócia, as cidades/distritos mais procurados são Göreme (onde nos hospedamos e recomendamos muito! onde se tem uma bela vista dos balões, pois há um mirante para que possamos vê-los no vale e também podemos observa-los sobrevoando a cidade. Aqui também há o chamado “Museu a céu aberto”, um lugar com igrejas, casas e uma história enorme!), Nevsehir (uma grande região, composta por vários municípios, sendo um deles de mesmo nome, Nevsehir, que possui aeroporto com vôos diários de/para Istambul, sendo o mais próximo da região de Göreme), Üçhisar (com muitas casas nas rochas e até mesmo um castelo! com uma formação rochosa de cerca de 1300 metros de altura, é o ponto mais alto da Capadócia e vale uma passada por lá, nem que seja rápida.), Ürgüp (está a 20km de Nevesehir e recebe muitos turistas para hospedagem comum ou típica e possui acesso fácil ao vale de Göreme. De Ürgüp partem alguns passeios de balão.), Kayseri (antiga Cesareia, rodeada por montanhas, possui aeroporto com vôos diários de/para Istambul. Foi nossa opção porque o aeroporto mais próximo de Göreme estava fechado na época que viajamos (julho/2017)) e Derinkuyu (onde está localizada a maior cidade subterrânea, aberta à visitação, da Capadócia. Construída 2 mil anos antes de Cristo e com sua estrutura muito preservada. Nota: se você for muito claustrofóbico ou tiver problema de mobilidade, não será possível visitar, pois são muitas escadas, com passagens estreitas e teto baixo. Se você não tiver problema com isso, não deixe de ir, especialmente se possuir um guia!)
Na Capadócia existe transporte público, mas para explorar de verdade, alugue um carro (se você gosta de liberdade para explorar tudo) ou contrate um passeio (se você prefere ter um roteiro e um guia). Normalmente gostamos de fazer os passeios por conta própria, mas na Capadócia chegamos à conclusão que não veríamos tudo sozinhos ou perderíamos muito tempo. Sendo assim, fizemos dois passeios oferecidos por lá: Tour Verde, que vai te levar na cidade subterrânea de Derinkuyu, no Vale Ihlara, monastério de Selime, Vale dos Pombos, vista panorâmica de Göreme e em algumas lojas de pedras preciosas e o Tour Vermelho, que vai ao Museu ao ar livre de Göreme, vila de Cavusin, Uchisar, Vale Devrent, Ürgüp, e para lojas de cerâmica em Avanos. Os tours geralmente são oferecidos pelo próprio hotel. Verifique se o seu oferece este serviço. Também verifique sobre traslado aeroporto/hotel/aeroporto, pois pode ser mais prático e os hotéis sempre têm essa opção.
Ok, você esperando pelo relato do passeio de balão, não é? Sim, é tão clichê, tão obrigatório e indescritível! Sugerimos que você veja o passeio nos balões de duas maneiras: uma de fora, admirando a beleza daquela imensidade de balões no céu e outra de dentro do balão, fazendo parte da paisagem, apreciando a natureza de cima!
Eu tenho medo de altura, confesso, mas o balão não chacoalha, não dá tranco, nada! Fiquei apreensiva para o momento dele sair do chão, mas ele sai tão lentamente que você mal percebe. Quando se dá conta, já está no alto e então é só contemplar. Claro, vários minutos de fotos de todas as formas possíveis e depois apenas apreciar o a paisagem, o vôo, aquela sensação única, de paz. Fizemos o passeio sobre o Vale de Göreme e posso dizer que vale cada centavo.
Os balões possuem cestas para grupos de tamanhos diferentes. Fizemos um para até 12 pessoas. Também havia privado, para até 16 e para até 20 pessoas. Os preços variam de acordo com a privacidade que se quer. O nosso eu achei ótimo, com espaço suficiente!
Pagamos 120 euros (julho/2017) por pessoa e contratamos diretamente com o hotel, para o nosso primeiro dia, pois fomos informados de que os passeios, às vezes não acontecem, devido ao tempo, e não quisemos arriscar. Marcando o passeio para o primeiro dia, você terá novas chances se algo der errado. E sim, dá tempo de fazer o passeio de balão e os outros tours que os hotéis oferecem, pois o passeio de balão geralmente acontece muito cedo, saindo do hotel por volta de 4h da manhã (oferecem um café da manhã na sede da empresa, enquanto explicam os procedimentos) e retornando por volta de 7h (ainda com tempo para tomar outro café da manhã no seu hotel. hahaha).
Voamos pela empresa Ürgüp, que nos buscou no hotel e nos trouxe de volta no horário marcado, nos serviu um café da manhã simples, mas gostoso, e nos ofereceu certificado e um brinde com o “piloto” no final do vôo. Recomendamos bastante.

