Amapá

Estado do Amapá – Capital: Macapá

Situado no extremo norte do Brasil, o Amapá é um estado brasileiro que faz fronteira com o Suriname, a Guiana Francesa e com o estado do Pará. Sua capital, Macapá, é a única capital brasileira cortada pela linha do Equador. Por lá é possível apreciar um pouco da história do Brasil, se encantar com a culinária típica e desfrutar de momentos relaxantes na orla do Rio Amazonas. Quer saber o que fizemos por lá? Veja aí:

Marco zero da linha do Equador

Um monumento de 30 metros de altura  marca o local cortado pela linha imaginária do Equador. Lá possui uma estrutura com estacionamento e guia que conta um pouco da história do local. A diversão mais comum é tirar uma foto com um pé em cada hemisfério, mas os turistas também fazem experiência de equilibrar um ovo entre os dois hemisférios.
No topo do monumento, há um círculo onde, duas vezes por ano, o sol se vê encaixado. Acontece em março, no período conhecido como Equinócio da Primavera; e em setembro, Equinócio de Outono.

Museu Sacaca

Um grande espaço, ao ar livre, que expõe uma coleção de animais e plantas típicas da região amazônica e também apresenta a história do povo ribeirinho através de cenários montados e possui até um barco, o regatão, que é um tipo embarcação/comércio fluvial praticado na Amazônia, desde o Brasil Colônia, tendo seu auge durante o ciclo da borracha, baseado na troca de mercadorias. É um passeio imperdível!

Fortaleza de São José de Macapá

Forte construído em 1782, às margens do Rio Amazonas, tem 127 metros quadrados protegidos por muralhas de 15 metros de altura, em formato de estrela, com quatro pontas.
É um dos mais importantes monumentos do século XVIII e foi erguido com o propósito de defender a Amazônia diante da perspectiva de uma invasão francesa, mas nunca houve ali um conflito armado.

É um lugar amplo, situado numa área de quase 30 mil metros quadrados, dentro da cidade de Macapá, imponente com suas grossas paredes e está aberto a visitação. Vale ver!

Trapiche Eliezer Levy (ou Píer do Rio Amazonas)

É um trapiche de 472 metros sobre o Rio Amazonas, construído nos anos 40 para ser a porta de entrada e saída dos barcos. Possui restaurante e uma linha de bonde elétrico, turístico. De lá pode-se observar a Pedra do Guindaste, que fica a 300m da margem do rio, com uma imagem de São José em cima, protegendo a cidade.

Casa do Artesão

A Casa do Artesão e um centro de artesanato que possui, à venda, belas peças artísticas e outros itens típicos da região, sendo um bom lugar para adquirir aquele souvenir!

Igreja de São José de Macapá

Esta igreja é considerada como o primeiro monumento da cidade. Foi erguida em 1761, possui estilo simples e clássico. Não é majestosa como outras igrejas por aí, mas vale a visita pelo seu valor histórico.

Estádio Milton de Souza Corrêa (ou Zerão)

Este é um estádio esportivo, normalmente usado para sediar partidas de futebol e possui uma característica um tanto peculiar: nele, cada time joga em um hemisfério. Isso acontece porque o estádio foi construído na latitude zero, por onde passa a linha imaginária do equador!

Praia da Fazendinha

Ok, Macapá não tem mar. Esta é uma praia fluvial, banhada pelo Rio Amazonas, não muito distante da capital. Possui muitos restaurantes na orla, com iguarias da região: o camarão, o filhote (um peixe muito comum por lá), o açaí, etc… Aquele clima de beira-mar está presente aqui e, como o clima aqui é equatorial, quase sempre faz calor, e as pessoas são vistas se banhando no rio Amazonas, com frequência. Experiência interessante, poder dizer que já nadou no rio Amazonas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *