Dicas gerais

Para que tudo dê certo na sua viagem, você pode contar com a sorte ou com as dicas de outros viajantes. Sugiro que não conte só com a sorte… (embora esperemos que você a tenha sempre!) e conte, sim, com algumas informações nossas para que tudo ocorra bem. Afinal, uma viagem é um momento especial, muitas vezes sonhado, e, como sempre dizemos, a viagem começa no planejamento…

 

1- Os documentos pessoais:

Identificação é essencial até para ir à esquina! Imagine para ir mais longe! Então fique de olho nos documentos que você precisará na sua viagem.

Se for uma viagem internacional, você, provavelmente, precisará do passaporte. E ele é muito fácil de ser conseguido, através do site da Polícia Federal (http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte), e não costuma ser demorado, mas não deixe para a última hora! Atente-se também para a validade do passaporte, pois mesmo estando válido, alguns países exigem um prazo maior até o vencimento para que você possa ingressar no país.

Nós falamos que PROVAVELMENTE você precisará do passaporte porque, se você estiver indo ao MERCOSUL, por exemplo, apenas seu RG basta. Veja aqui a lista de documentos válidos nessa situação: http://www.brasil.gov.br/turismo/2012/04/mercosul-com-rg.

E a identificação das crianças? (Menores de 18 anos)

Elas também precisam de passaporte ou carteira de identidade! E, no caso de estarem viajando sem os pais, ou sem um deles, será exigida autorização de ambos os genitores ou do responsável legal. Essa autorização pode ser um documento próprio, reconhecido em cartório ou já pode constar no passaporte da criança. (Veja no site da PF os passos que deve seguir.)

Fique atento a essa questão, pois, essa autorização pode lhe ser exigida em viagens nacionais e internacionais!

E, mais um alerta, cuide bem dos seus documentos na viagem e tenha sempre uma cópia da página com sua foto e seus dados, para que, no caso de um furto ou roubo, você tenha mais facilidade de se identificar e tomar as providências, tanto no Brasil, quanto fora, junto às embaixadas e consulados do Brasil no país onde está. Diríamos também que é recomendado que você faça cópia do seu cartão de crédito, ou seja, de todos os documentos pessoais que você estiver carregando na viagem.

 

2- Vistos:

Alguns países exigem visto para entrada de estrangeiros. Procure sempre saber se o seu destino requer isto, pois alguns são conseguidos na hora da passagem pelo setor de imigração nos aeroportos estrangeiros e outros precisam ser solicitados com antecedência, podendo, inclusive, depender de aprovação. (Veja a tabela de países e exigências: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/tabela-de-vistos-para-cidadaos-brasileiros)

Além do país de destino, verifique também a necessidade de visto ou outra documentação nos países de conexão, pois algo pode ser exigido, mesmo não sendo seu destino final.

 

3- Vacinas:

Mais do que ter a documentação e o dinheiro para sua viagem, nunca se esqueça da sua segurança. Essa segurança engloba, principalmente, três coisas: vacina, seguro viagem e análise do cenário mundial.

Neste tópico, vamos falar das vacinas, que possuem um calendário básico e são importantes aqui no Brasil e que podem ser uma exigência para entrada de brasileiros em alguns países. Em relação às vacinas, você também precisa ficar atento a prazos, pois algumas demoram para terem seu efeito e o país pode não aceitar sua entrada se não cumprir este prazo. Mas, e a comprovação? Você precisa do Certificado Internacional de Vacinação, emitido pela ANVISA.

No site da ANVISA (viajante.anvisa.gov.br/viajante) você pode ter a lista das vacinas exigidas por país e neste link (http://portal.anvisa.gov.br/certificado-internacional-de-vacinacao-ou-profilaxia), você terá informações sobre como conseguir o seu certificado de vacinação.

 

4- Seguro Viagem:

O Seguro Viagem é outra exigência que pode ser feita a você em uma viagem internacional, mas que, por outro lado, não sendo uma exigência, eu diria que é demasiado necessário, pois, por mais que você se prepare, imprevistos acontecem…

Existem vários tipos de seguro e você precisa analisar qual o que melhor atende a você, mas só para que você conheça algo sobre isso, saiba que você pode ter auxílio dentário, médico, a bagagem e até se algo mais grave acontecer…

A sua operadora de cartão de crédito pode oferecer o seguro viagem, verifique como funciona e veja se é mais vantajoso do que contratar um específico.

Uma dica: Brasileiros que contribuem para o INSS tem direito a assistência médica gratuita no sistema público de saúde de alguns países. Veja o linl: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/se/cgesp/cdam-assistenciamedica. Para usar o benefícios, antes de viajar é preciso retirar aqui no Brasil o documento: Certificado de Direito a Assistência Médica Durante Estadia Temporária (CDAM).

Comentários desativados em Dicas gerais