Das coisas que a gente aprende viajando…

Nasci. Pronto. Quero viajar! Essa é minha vida. Sempre gostei. Desde as pequenas às grandes viagens. Em todas elas eu me encanto. E sim, a gente aprende muita coisa. E não é só indo longe não. A gente aprende numa cidade aqui, vizinha, que sabão era feito de banha de porco! Pois é… das coisas que a gente aprende viajando…

Quando a gente viaja, a gente tenta aprender um “por favor”, que em grego é παρακαλώ ou, aportuguesando, “parakalo”. E a gente entende que é muito difícil aprender grego e talvez não se consiga muita coisa, mas pode valer a pena aprender umas duas ou três palavras se você vai passar dez dias na Grécia, mesmo que seja só pra ser simpático ou pra não se sentir tão perdido. Das coisas que a gente aprende viajando…
Viajando a gente aprende a perguntar. Você pode ganhar um amigo, rir com o fato de nenhum dos dois estar entendendo nada, ou ter a informação necessária. Aliás, ninguém te conhece mesmo! O que é que tem?? Das coisas que a gente aprende viajando…
Uma vez eu estava viajando e o hotel era péssimo. Quase cem degraus para chegar no quarto. Eu quis desistir na porta. Mas um carregador surgiu já pegando minhas malas e eu nem sabia dizer, na língua deles, que não queria. Então, fiquei lá. Foi um hotel muito razoável. Era limpo, mas frio e minúsculo. Saí da minha zona de conforto e entendi que eu poderia sim estar hospedada ali e curtir a cidade, já que eu só voltaria para dormir mesmo. Sem drama, não recomendaria o hotel porque achei perrengue subir esses degraus, diariamente, e com mala, e ter q abrir a mala em cima da cama, por não haver espaço no chão. Mas vi que eu posso me virar num lugar mais simples, que eu não preciso de tanto conforto sempre. Das coisas que a gente aprende viajando…
Entendi, viajando, que a gente não precisa acreditar em tudo que dizem. Existem estilos diferentes, companhias diferentes, olhares diferentes, climas diferentes, e tudo muda o tempo todo! Uma pessoa uma vez me disse que eu não deveria ir a uma determinada cidade porque não havia nada para ver. Outra me disse que eu deveria, porque era lindo. Resumindo, fui. E amei! Fiz bate-volta, passei um dia, e me arrependi de ter ficado tão pouco. Então, não acredite no que os outros dizem, vá ver! Das coisas que a gente aprende viajando…
Ah! E as comidas? Gente, quando eu viajo, preciso experimentar! A comida chinesa no Brasil não é igual à da China. O pastel de nata do Brasil não é o mesmo de Portugal! E a carne de cordeiro na Turquia? Amei! Na Espanha descobri que amo paella. Mas precisei experimentar. Descubro novos temperos e sabores, às vezes até trago algumas coisinhas, como é o caso do tempero da paella… Experimentar, mesmo que seja estranho, diferente, você pode se surpreender! Das coisas que a gente aprende viajando…
Quando eu viajo, não compro muitas coisas… Certo, não sou muito de shoppings mesmo, mas viajando então, não é uma atividade que me diverte, prefiro ver coisas a comprar coisas. Às vezes as pessoas me dizem: “nossa, se eu viajasse tanto, eu iria comprar muitas coisas!” Mas eu percebi que quanto menos coisas eu compro, mais viagens eu faço e é disso que eu preciso: VIVER e não TER! Das coisas que a gente aprende viajando…
E quer saber o que eu aprendi de mais importante? Viagem não é gasto, é investimento! Em cultura, em arte, em descanso, em mim!! Das coisas que a gente aprende viajando…
Comentários desativados em Das coisas que a gente aprende viajando…